Novos Donos da Oi Nomeiam Conselheiros

Com a aprovação do plano de recuperação judicial os principais credores financeiros da Oi negociaram condições, uma delas, seria a nomeação de três conselheiros até que um novo conselho seja empossado. Esses conselheiros tomaram posse em 7 de junho.

Uma parte da dívida da Oi junto dos credores financeiros será convertida em até 80% do capital da companhia, através de um aumento de capital por incorporação de dívida. Assim, serão emitidas e distribuídas aos credores novas ações que os tornarão os novos donos da Oi.

Os Novos Donos da Oi

Entre os principais credores financeiros destacam-se os fundos financeiros internacionais PIMCO, ASHMORE e MARATHON – Acesse abaixo mais informações sobre esses três fundos. Outros credores que adiram à Opção de Reestruturação I, que prevê o aporte de novo dinheiro num novo empréstimo de até USD $505 milhões, serão também acionistas da Oi, no entanto, espera-se que estes três fundos sejam os novos controladores da companhia.

Outros credores, entre os quais Bondholders de Notes Oi 2025 e Bondholders Não qualificados, poderão também aderir à Opção de Reestruturação I e receber ações da companhia, porém, com créditos bem menores, dificilmente terão mais de 1% das ações da companhia.

Os Novos Conselheiros

No anexo 7.3.1 do Plano de Recuperação aprovado em 19 de abril de 2024 e homologado pela justiça, ficaram registrados os novos membros do conselho indicados pelos principais credores: Paul Aronzon, Renato Carvalho Franco e Francisco Lamas.

Estes três conselheiros exercerão até que um novo Conselho de Administração seja empossado. Após a reestruturação e capitalização dos Créditos Opção Reestruturação I, o Novo Conselho de Administração será eleito pelos acionistas
da Oi S.A. seguindo a legislação societária e Estatuto da Oi. Portanto, logo que os “novos donos” recebam suas ações um novo conselho será eleito.

Em comunicado ao mercado, com data de 7 de junho, a Oi informou que “o Conselho de Administração (i) nomeou, nesta data, os Srs. Renato Carvalho Franco, Francisco Roman Lamas Mendez-Villamil e Paul Aronzon para substituírem as posições vacantes no Conselho de Administração da Companhia, cujas posses ocorreram nesta data e com efeitos imediatos; (ii) deliberou pela descontinuidade do Comitê de Estratégia e Inovação; (iii) transferiu o Sr. Marcos Grodetzky do Comitê de Gente, Nomeações e Governança Corporativa para o Comitê de Operações e Finanças, assumindo a posição de coordenador; e (iv) nomeou os Srs. Renato Carvalho Franco e Francisco Roman Lamas Mendez Villamil para integrar o Comitê de Gente, Nomeações e Governança Corporativa; o Sr. Renato Carvalho Franco para integrar o Comitê de Operações e Finanças; e os Srs. Paul Aronzon e Francisco Roman Lamas Mendez-Villamil para integrar o Comitê de Auditoria, Riscos e Controles.”

A Oi informou ainda a renúncia de vários conselheiros: “Sr. Paulino do Rego Barros Jr. apresentou sua renúncia aos cargos de membro do Conselho de Administração da Companhia e coordenador do Comitê de Operações e Finanças; (ii) o Sr. Armando Lins Netto apresentou sua renúncia aos cargos de membro do Conselho de Administração da Companhia, coordenador do Comitê de Estratégia e Inovação e membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Controles; (iii) a Sra. Claudia Quintella Woods apresentou sua renúncia aos cargos de membro do Conselho de Administração da Companhia, membro do Comitê de Estratégia e Inovação e membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Controles; e (iv) o Sr. Marcelo Pavão Lacerda apresentou sua renúncia ao cargo de membro externo do Comitê de Estratégia e Inovação.”

Os Currículos dos 3 Novos Conselheiros

Renato Carvalho Franco – tem mais de 40 anos de experiência em gestão, finanças, reestruturação de empresas e M&A. É sócio fundador da Íntegra Associados, tendo participado em diversos projetos de reestruturação, gestão interina e de fusões e aquisições como Samarco, Eternit, Renova Energia, Parmalat, Grupo Itaú (área industrial), Gradiente, Daslú, Infinity BioEnergy, entre outros. Foi membro dos conselhos da Telemig, Tele Norte, Telet, Americel, e Hopi Hari e Presidente da TIW do Brasil, subsidiária da canadense Telesystem International Wireless – TIW. Renato foi diretor de M&A do Bank of America no Brasil e superintendente de Fusões e Aquisições do Unibanco, tendo ao longo da carreira participado de diversas transações como a Vale do Rio Doce, Philco, Batavo, Etti e Infinity-Bio Energy.

Renato é membro e ex-diretor do YPO – Young Presidents’ Organization, ex Chairman do Conselho de Administração do TMA – Turnaround Management Association, e coordena e participa regularmente de seminários com temas de turnaround e insolvências em universidades no Brasil e no exterior (Insper, Oxford, Sorbonne e Columbia). Renato é Alumni da Harvard Business School (9 anos consecutivos do YPO Gold Harvard Presidents’ Program), Master’s em International Management pela American Graduate School of International Business – Thunderbird, e Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado.

Paul Aronzon – consultor financeiro estratégico com ampla experiência em ofertas públicas de aquisição bem-sucedidas, proxy contests, rights offerings, M&A (vendas de empresas e ativos) e operações de financiamento, reorganizações societárias, operações de reestruturação societária e inúmeras questões bem-sucedidas de resolução de disputas, usando mediação e vários processos de liquidação.

Paul é o fundador da PSA Consulting, LLC, onde atualmente fornece consultoria financeira e de negócios e serviços fiduciários, incluindo como conselheiro independente, Lead Director, presidente ou membro de comitê especial em conselhos de administração para empresas públicas e privadas em uma variedade de indústrias. Atualmente, também é afiliado à Arete Capital Partners fornecendo serviços semelhantes.

Ex-sócio-gerente do escritório do Milbank em Los Angeles e co-líder do Grupo de Reestruturação Financeira Global do Milbank, Paul tem mais de 40 anos de experiência como advogado e consultor principal. Ele também atuou como Vice-Presidente Executivo da Imperial Capital e cohead do seu Grupo de Finanças Corporativas de 2006 a 2008.

Francisco Lamas – Graduado em Business Administration (E2) pelo ICADE e com MBA pela INSEAD, possui mais de 30 anos de experiência em private equity, consultoria financeira, processos de reestruturação e M&A. Ao longo de sua carreira, atuou em importantes empresas do mercado privado nacional e internacional, tais como Avon Brasil, Brasil Brokers, e Mckinsey. Francisco atualmente é CRO e Membro do Conselho de Administração da NEXPE Participações.

Anteriormente ocupou o cargo de CRO da Dentix (2020-2021) e da Avon Brasil (2018), além de ter atuado como Assessor Sênior Advisor da CERBERUS (2013-2021), Diretor da Home Decor (2017) e como CEO e Diretor da Haya Real Estate (2013-2016). Entre 2013 e 2018 liderou diversas iniciativas de Due Diligences em Private Equity pela Europa e América Latina em diversos setores.

Os 3 Fundos Que Vão Controlar a Oi

Pimco

A PIMCO é uma empresa americana de gestão de investimentos com foco na gestão ativa de renda fixa em todo o mundo. Foi fundada em 1971 por Bill H. Gross, e atualmente administra recursos sob gestão de aproximadamente $1,86 trilhões de dólares.

A PIMCO é uma das maiores gestoras de investimentos do mundo, e seus produtos são oferecidos a uma ampla gama de investidores, incluindo indivíduos, instituições financeiras e governos. A empresa é conhecida por seu forte desempenho histórico, e seus gestores de investimentos são alguns dos mais respeitados do mundo. Tem sua sede em Newport Beach, Califórnia, EUA. A empresa também possui escritórios em todo o mundo, incluindo Europa, Ásia e América do Sul.

https://www.pimco.com/br/pt

Ashmore

A Ashmore é uma gestora de investimentos independente com sede em Londres, Reino Unido. A empresa foi fundada em 1992 como parte do Australia and New Zealand Banking Group. Em 1999 tornou-se independente e atualmente administra aproximadamente $54 bilhões de dólares em ativos.

A Ashmore se concentra em investimentos em mercados emergentes, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços, incluindo fundos mútuos, ETFs, fundos de hedge e private equity. A empresa é conhecida por seu foco em pesquisa e análise de investimentos.

https://www.ashmoregroup.com

Marathon Asset Management

A Marathon Asset Management é uma gestora de investimentos independente com sede em Londres, Reino Unido. Foi fundada em 1998 por Bruce Richards e Louis Hanover, e atualmente administra recursos sob gestão de aproximadamente US$ 20 bilhões.

A Marathon Asset Management LP investe globalmente no mercado de crédito e mercados relacionados a imobiliário.

https://marathonfund.com

Nota: As informações publicadas são opiniões, interpretações e estimativas, podem não ser exatas ou corretas e não devem ser tomadas em conta para qualquer ação ou decisão de investimento. As informações oficiais devem ser procuradas junto da empresa e das autoridades competentes.


Publicado

em

,

VEJA TAMBÉM