Tanure poderá manter Fibra na Oi

Segundo notícias de vários mídia, Nelson Tanure será o investidor que está montando sua posição acionária na Oi. O objetivo poderá passar por conseguir um ou mais lugares no conselho de administração e renegociar com credores um novo Plano de Recuperação Judicial.

O plano de Tanure para a Oi poderá ser muito diferente do plano da atual administração. O novo investidor poderá querer manter a Oi Fibra, o que seria o oposto da opção do atual conselho que está procurando comprador para a unidade de fibra da companhia.

A Oi já terá recebido várias propostas não vinculantes pelos seus 4 milhões de clientes de fibra e, até final de março, é esperado que receba propostas vinculantes para a aquisição.

O problema apontado pelos potenciais compradores está no contrato da Oi com a V.tal, que representa um custo demasiado elevado. Sem renegociação dos custos com a V.tal, será difícil algum comprador fechar acordo.

Numa proposta alternativa de viabilização da Oi, mantendo a Oi Fibra, a renegociação do contrato com a V.tal seria também inevitável. Com os atuais custos a Oi Fibra registra prejuízo. O preço oferecido pelos interessados nos 4 milhões de clientes da Oi Fibra, nas atuais condições contratuais com a V.tal, não pode ser bom para a Oi e, nesse contexto, poderá ser uma melhor opção para a companhia manter e apostar no crescimento do seu principal negócio, renegociando custos com a V.tal para poder alcançar um resultado positivo.

A Oi ainda pode dar certo mantendo o negócio de fibra e consolidando sua dimensão nacional.

Recordamos que, no passado dia 21 de fevereiro, a Trustee Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA, gestora de fundos de investimentos, comunicou o aumento de sua participação acionária na Oi, passando a deter 5,14% do total das ações ordinárias da Companhia.

As intenções do novo acionista, segundo comunicado ao mercado, passam por contribuir junto a empresa, autoridades, reguladores, poder judiciário, credores e a estrutura administrativa da empresa, em uma ampla solução para o soerguimento dessa relevante instituição de serviço público em todo o território nacional. Informaram ainda ter a intenção de contribuir para melhoria na estrutura administrativa da Companhia.

A assembleia geral de credores da Oi está agendada para dia 5 de março no Rio de Janeiro.

Nota: As informações publicadas são opiniões, interpretações e estimativas, podem não ser exatas ou corretas e não devem ser tomadas em conta para qualquer ação ou decisão de investimento. As informações oficiais devem ser procuradas junto da empresa e das autoridades competentes.


Publicado

em