TIM de Olho na Oi?

A TIM continua crescendo e apostando na expansão do seu negócio de fibra. Isso mesmo foi revelado na apresentação de resultados do terceiro trimestre.

TIM Crescendo na Fibra

Segundo a release de resultados da empresa, a base de clientes TIM UltraFibra atingiu 791 mil conexões no 3T23, acelerando o ritmo de crescimento ano a ano para +11,6%. Nesse período, o número de adições líquidas na ultra banda larga da TIM totalizou 29,7 mil, superando em mais de 3x o número registrado no 3T22 (+218,1% A/A). A transição dos clientes para a fibra também continua sua trajetória de evolução: no 3T23, a base de FTTH expandiu 34,6% A/A. O ARPU avançou para R$ 93,5 (+0,8% A/A).

Fortalecer Negócio Banda Larga Fibra

A TIM atualizou ontem, 7-11-2023, o seu Plano Estratégico 2023-2025. Nos seus objetivos para o negócio de banda larga, a TIM declara pretender “Sustentar e fortalecer nosso negócio de banda larga”. Além do negócio Móvel, a TIM assume a Banda Larga como parte do seu core de negócio.

Apresentação TIM Plano Estratégico 2023-2025 – Página 5

A aposta no crescimento da fibra é sustentada através de parcerias. Recordamos que a TIM utiliza a rede neutra da V.tal o que lhe permite avançar mais rapidamente, uma vez que a rede já está disponível, e reduzir o investimento em CAPEX. Segundo a empresa, o número de cidades cobertas pela TIM UltraFibra mais que dobrou na comparação entre o terceiro trimestre de 2023 e o mesmo período de 2022.

Apresentação TIM Plano Estratégico 2023-2025 – Página 4

A Fibra da Oi

A Oi comunicou ao mercado estar avaliando a venda de toda ou parte da sua unidade de negócio ClientCo, ou seja, o seu negócio de fibra. Esse processo, apesar de previsto na versão inicial do seu plano de recuperação, apresentado em maio, foi antecipado, estando a Oi avaliando “alternativas estratégicas que envolvam a monetização da UPI ClientCo”.

Oi busca Comprador para Negócio de Fibra

Para a TIM, comprar o negócio de fibra da Oi, com mais de 4 milhões de clientes, poderia ser uma forma de crescimento e concretização de sua estratégia.

Segundo os dados da ANATEL, na imagem abaixo, a participação de mercado da TIM no negócio de Banda Larga Fixa é inferior a 2%. Este market share, quando comparado com Claro e Vivo – as outras telco de dimensão nacional – deixam a TIM numa posição muito distante.

Dados: ANATEL – Banda Larga Fixa – Setembro 2023

Com uma posição débil no mercado de banda larga, significativamente inferior aos seus principais competidores (Vivo e Claro), a TIM teria na Oi a possibilidade de recuperar uma fragilidade competitiva, acelerando o seu negócio de banda larga que, conforme assume no seu plano, é parte do seu core estratégico.

Além do mais, a TIM não só reforçaria sua posição, subindo várias posições no ranking de mercado, como impediria outra companhia de comprar os 4 milhões de clientes Oi Fibra, o que dificultaria o seu crescimento neste negócio no futuro.

No nosso entendimento, a TIM seria a empresa mais beneficiada com a aquisição dos clientes de fibra da Oi.

Acesse aqui o documento da TIM:

Nota: As informações publicadas são opiniões, interpretações e estimativas, podem não ser exatas ou corretas e não devem ser tomadas em conta para qualquer ação ou decisão de investimento. As informações oficiais devem ser procuradas junto da empresa e das autoridades competentes.


Publicado

em

VEJA TAMBÉM