Carta Aberta para Rodrigo Abreu – As perguntas urgentes que a Oi tem que responder sobre a V.tal

Em consequência das dúvidas de muitos acionistas que se avolumam em torno da relação entre a V.tal e a Oi, por ser um ponto muito crítico para o futuro da companhia, resolvemos endereçar uma carta aberta aos gestores da Oi. A Oi tem que comunicar com clareza e transparência com os acionistas e o mercado. Sem esclarecimentos e informações adicionais a credibilidade do plano da empresa sai fragilizado.

Surpresa! Custo da Oi com V.tal é superior a toda a receita Oi Fibra – Tente entender porque nós não entendemos

Oi: Abreu no país das Maravilhas – Estagnação da Fibra nos Resultados do 2º Trimestre 2023

Sugerimos aos acionistas que entendam querer reforçar a nossa mensagem, exigindo maiores esclarecimentos à Oi em relação a este tema, que copiem o texto e enviem por email para o RI – Relações com Investidores da Oi, podendo adicionar o email da CVM em CC, assim como, o email do oibrinfo para que possamos acompanhar.

Emails para envio:

  • Oi – Relações com Investidores: invest@oi.net.br
  • CVM: sep@cvm.gov.br
  • Oibrinfo: contato@oibrinfo.com

Prezados Rodrigo Modesto Abreu, Cristiane Barretto Sales e Luis Plaster,

Entendemos que a gestão da Oi não tem endereçado devidamente a comunicação com os acionistas e o mercado. São várias as pontas soltas entre o discurso e os números que abrem a porta a dúvidas e alimentam incertezas, e tudo isto além de todo o contexto que, desde logo, envolve uma empresa em sua segunda recuperação judicial, prejudicando a companhia, seus acionistas e demais stakeholders.

A cotação da empresa tem renovado mínimas históricas, sendo muito penalizadora para os acionistas, e isto após um recente grupamento de ações. No contexto atual, de uma nova recuperação judicial, com o objetivo de levar a empresa à sua sustentabilidade e viabilidade, é fundamental que a empresa tenha uma comunicação clara e assertiva. Porém, não é isso que temos constatado.

Os acionistas minoritários querem sentir no plano da empresa uma estratégia sólida e com uma visão clara para o futuro, devidamente fundamentada e com números credíveis. Quando em abril a empresa apresentou um blow out com objetivos de números de casas conectadas e receitas Oi Fibra que em poucos meses se revelam completamente desajustados da realidade, o plano acaba descredibilizado e a empresa ainda mais penalizada pelo mercado.

Em relação à V.tal, um pilar essencial na viabilidade da Oi, tal como assumido pelos gestores da companhia, é urgente e fundamental que a Oi esclareça com total clareza as dúvidas do mercado. Nesta fase, é sobre a situação Oi e V.tal que exigimos esclarecimentos urgentes e transparência, sendo esse o principal objetivo desta mensagem.

Os acionistas vêm assistindo a várias reduções da participação da Oi na V.tal. Nos últimos meses, aparentemente, a Oi voltou a ver novamente a sua participação reduzida em favor de fundos do BTG e outros. Sendo este ativo fundamental para a empresa, lembrando que o aprovado no Aditamento ao Plano de Recuperação Judicial seria a Oi manter uma participação 49% na V.tal, a Oi tem que esclarecer os acionistas relativamente à posição atual e a eventuais futuras reduções. Assim, demandamos os seguintes esclarecimentos como essenciais para a tranquilidade possível do mercado e seus stakeholders, sendo que focamos aqui na situação presente e futura:

  • Qual a participação atual da Oi na V.tal?
  • Qual a causa da recente redução (agosto de 2023) da participação da Oi na V.tal? A que título eram devidos os bônus de subscrição aos fundos do BTG?
  • O acordo com o BTG e demais acionistas/investidores da V.tal prevê algum tipo de aumento de participação ou benefício para esses investidores que estejam indexados a algum tipo de indicadores que dependam da Oi ou de outros fatores? Em caso afirmativo, quais são esses indicadores/fatores?
  • Está prevista a possibilidade de alguma redução da participação da Oi na V.tal em 2024? Em caso afirmativo, qual a razão dessa redução?
  • Estão previstas ou são possíveis reduções nos anos 2025 e seguintes?
  • Qual a razão para o laudo anexo ao novo plano de recuperação judicial prever a venda de 14% de participação da Oi na V.tal?

Além da participação da Oi na V.tal, também o relacionamento de prestação de serviços entre as duas empresas merece a atenção dos acionistas e do mercado. As contas apresentadas pela Oi indiciam que os custos com a V.tal absorvem toda ou a maior parte das receitas da Oi Fibra. Eventualmente, este custo poderá até ser superior à receita Oi Fibra.

  • Qual a percentagem (ou valores efetivos) de custo com a V.tal face às receitas Oi Fibra atuais?
  • Os custos com a V.tal referem-se apenas a serviços relativos a Oi Fibra ou também a outros serviços como os serviços legados?
  • No relatório de auditoria da PWC relativo ao 2T2023 e 1S2023 o valor do custo operacional com a V.tal é superior a toda a receita Oi Fibra. Como explicam esta situação?
  • Todos os custos operacionais assumidos pela Oi com a V.tal estão registrados na rubrica “Aluguéis e seguros” da DRE ou existem outros custos registrados em outras rubricas?
  • Estão previstas melhorias das condições da Oi na contratação de serviços da V.tal para o futuro próximo? Em caso afirmativo, quais? Essa melhoria de condições envolve que contrapartidas por parte da Oi?

É fundamental clarificar o custo que a V.tal representa para a Oi sobretudo na Oi Fibra que é um pilar estratégico no futuro da Oi.

Os acionistas minoritários entendem a dimensão do desafio que a empresa enfrenta, nomeadamente, as negociações com credores, as questões regulatórias com a migração do regime de concessão, a disputa com os compradores da Oi Móvel, entre outros. Muitos destes desafios não dependem exclusivamente dos gestores da Oi, porém, muitos outros dependem e, nesses, como é o caso da V.tal, é fundamental que os responsáveis da Oi esclareçam o mercado e os acionistas. As dúvidas só alimentam a especulação e pioram a situação da empresa.

Exigimos dos responsáveis da Oi, em nome da transparência que alegam defender, que venham a público esclarecer o mercado. A Oi não pode permitir que se avolumem dúvidas e especulação e, muito menos, contribuir ativamente para estas situações.

Em termos de transparência, queremos ainda deixar uma nota de desagrado pela forma como nas sessões de apresentação de resultados a Oi aparenta responder apenas às questões que entende. Temos relatos e evidências de acionistas que colocaram questões e que foram ignorados.

Esta mensagem foi publicada no seguinte endereço do nosso site:

Carta Aberta para Rodrigo Abreu – As perguntas urgentes que a Oi tem que responder sobre a V.tal

Aguardamos com expectativa a resposta que a nossa mensagem merecerá.

Com os melhores Cumprimentos,

oibrinfo.com

Nota: As informações publicadas são opiniões, interpretações e estimativas, podem não ser exatas ou corretas e não devem ser tomadas em conta para qualquer ação ou decisão de investimento. As informações oficiais devem ser procuradas junto da empresa e das autoridades competentes.


Publicado

em

,

Etiquetas: