V.tal: Rede de Fibra Crescendo Lentamente – Entenda Impacto na Oi

A expansão da rede da V.tal está crescendo ao ritmo mais lento desde 2020. A Oi é impactada porque quanto mais lentamente crescer a implantação da rede V.tal, mais lentamente consegue novos clientes.

O negócio de fibra é avaliado usualmente por duas métricas: Casas Passadas e Casas Conectadas (em inglês: Homes Passed e Homes Connected). A primeira métrica, Casas Passadas, respeita ao número de casas com possibilidade de ligação à rede de fibra. Quando uma casa contrata a conexão via serviço de fibra ela passa a ser uma Casa Conectada. Resumindo, quanto mais casas a V.tal “passar” mais casas a Oi consegue converter em Casas Conectadas, adicionando clientes e obtendo receita com o seu serviço. Apenas as Casas Conectadas são clientes efetivos do serviço e, portanto, geram receitas. As Casas Passadas são casas potencialmente clientes do serviço. Quanto mais rapidamente as Casas Passadas avançarem, mais rapidamente a Oi consegue novos clientes, portanto, novas Casas Conectadas.

Um outro indicador relevante surge do rácio entre Casas Conectadas e Casas Passadas, que é o Take-Up, ou seja, o percentual de casas que contrataram o serviço com relação ao potencial de todas as casas passadas.

Na apresentação de resultados do 1 trimestre de 2023 a Oi divulgou estes indicadores. O número de Casas Passadas foi de 20,7 milhões e o número de Casas Conectadas de 4 milhões.

Fonte: Oi – Apresentação Resultados 1T2023 – Pág. 8

Na release de resultados (disponível no endereço de RI da Oi) do 1T2023 a Oi divulgou também o valor do Take-up que foi de 19,3%. Conforme explicámos acima, dividindo o número de Casas Conectadas pelo número de Casas Passadas chegamos neste rácio que é o Take-up ( 4 / 20,7 = 19,3%).

Fonte: Oi – Release de Resultados 1T2023 – Pág. 4

Oi Fibra Crescendo Abaixo do Esperado

Na nossa análise aos resultados do 1T2023 já havíamos manifestado não termos ficado tranquilos com o reduzido número de novos clientes que a Oi Fibra adicionou no primeiro trimestre. As Casas Conectadas cresceram apenas 89 mil, o que registra um crescimento muito aquém do projetado no último blow-out, e que torna muito difícil alcançar o objetivo de 4,725 milhões de Casas Conectadas no final de 2023. Para conseguir alcançar este número a Oi teria que conquistar 80 mil casas por mês até ao final do ano, ou seja, em cada mês teria que adicionar quase tantas Casas Conectadas quanto adicionou em todo o primeiro trimestre.

Crescimento Lento da V.tal

Para crescer em Casas Conectadas a Oi precisa que a V.tal avance com as Casas Passadas. Existe, portanto, uma relação de dependência entre as duas empresas. Considerando um Take-up de 20%, a Oi chegará em 8 milhões de Casas Conectadas quando a V.tal alcançar 40 milhões de Casas Passadas ou, considerando um Take-up mais agressivo de 25%, quando a V.tal alcançar 32 milhões de Casas Passadas.

Só existem duas formas de a Oi Fibra aumentar o seu número de clientes:

  • Através da expansão da rede da V.tal – aumentando o número de Casas Passadas, portanto aumentando o potencial de clientes para a Oi.
  • Aumentando o Take-up na base de Casas Passadas existente, ou seja, ganhar novos clientes nas casas já com potencial de ligação.

E como está crescendo a V.tal em Casas Passadas? A planilha anexa à apresentação de resultados traz esta resposta, à qual adicionámos a métrica de crescimento/variação.

Conforme os dados da planilha, no 1T2023 a V.tal adicionou apenas 1,0 milhão de Casas Passadas. Neste primeiro trimestre, segundo os dados divulgados pela Oi, a V.tal cresceu apenas de 19,7 milhões de Casas Passadas para 20,7 milhões. Esse é o menor crescimento desde 2020.

Os números revelando um baixo crescimento de clientes Oi Fibra no primeiro trimestre, ou seja, as Casas Conectadas, não nos deixam tranquilos. Encontramos duas métricas/KPI’s que são alvo da nossa preocupação:

  • Casas Passadas – O baixo crescimento no número de Casas Passadas da V.tal que limita o potencial de novos clientes da Oi.
  • Take-up – A taxa de conversão do potencial de Casas Passadas em clientes Oi Fibra que está caindo.

Enquanto a primeira métrica (Casas Passadas) é responsabilidade da V.tal, esta segunda métrica (Take-up) será responsabilidade da Oi.

A preocupação com o Take-up está relacionada com o fato deste indicador ter vindo a cair e se encontrar abaixo de 20%, significando que a Oi está convertendo um percentual menor da rede de fibra em novos clientes. Ainda mais, o objetivo de Take-up para 2023 traçado no Blow-out de 21-4-2023 é de 20,4%, ou seja, longe dos 19,3% do fecho do primeiro trimestre.

Fonte: Oi – Blow out de 21-4-2023 – Página 7

Seguimos atentos e acompanhando estes indicadores que são críticos para o futuro da Oi.

Nota: As informações publicadas são opiniões, interpretações e estimativas, podem não ser exatas ou corretas e não devem ser tomadas em conta para qualquer ação ou decisão de investimento. As informações oficiais devem ser procuradas junto da empresa e das autoridades competentes.


Publicado

em

,