Oi Fibra: Negócio em Risco? – Fuga de Dados e Roubo de Clientes

São várias as evidências de que algo de muito errado se passa com o processo de novos clientes que tentam aderir ao serviço Oi Fibra. A situação é simples, conforme relatado por vários clientes, após solicitar a contratação do serviço Oi Fibra os novos clientes são contatados por alegados agentes de outras operadoras tentando convencer, com base em alguma desculpa falsa, a contratar o serviço de fibra de outra operadora em vez da Oi.

Esta situação demonstra que existe fuga de informação no processo e que o cadastro de novos clientes é utilizado para benefício de outros, penalizando a Oi. Não sabemos qual será a causa desta situação ou mesmo se existirão várias razões na raiz deste problema, mas ele pode afetar de forma grave o negócio da empresa pondo em causa a adesão de novos clientes.

Acesso a Dados será devidamente controlado?

Será que existe acesso indevido ao sistema da Oi permitindo que pessoas agindo de má-fé prejudiquem a companhia? Será que a Oi corta de imediato o acesso de pessoas que deixam de colaborar com a empresa? O rigoroso controle de acesso ao sistema, permitindo que apenas acesse quem é autorizado e precisa de aceder no escopo de sua função é altamente crítico. Outra forma de minimizar o risco seria permitir que quem acessa os dados apenas consulta os dados de que necessita realmente. Se para a sua tarefa o colaborador não necessita visualizar o contato do cliente, esses dados não devem ser revelados.

Existirá fuga de dados nas empresas envolvidas na instalação?

A Oi precisa de agir e analisar todo o processo. Será que a fuga está relacionada com a passagem dos dados a outras empresas e pessoas envolvidas no processo de instalação? Recordamos que a Serrede e a V.tal são outras das empresas envolvidas no processo. Além disso, é necessário também analisar o processo dos agentes e dos dados a que estes acedem.

Problemas com os agentes e atrasos no pagamento de comissões?

Soubemos também de algumas reclamações com agentes insatisfeitos com atrasos nos pagamentos das comissões, que seriam pagas quinzenalmente, mas que, alegadamente, estariam sofrendo atrasos o que causaria problemas a essas empresas. Uma parte considerável da força de vendas destes agentes é suportada por freelancers.

A nova Oi tem o foco da sua estratégia no negócio de fibra, ainda mais sem a rede – que passou a pertencer à V.tal, o foco da Oi Fibra está no serviço ao cliente final, nesse sentido, situações como estas são altamente críticas e deveriam ser foco de preocupação e ação por parte da empresa.

O número de clientes da Oi Fibra tem crescido abaixo da expetativa, se a Oi não endereça e resolve este problema, está investindo para entregar clientes aos seus concorrentes no negócio de fibra. É urgente investigar todo o problema e a existência de fuga de informação ou roubo de dados.

Nota: As informações publicadas são opiniões, interpretações e estimativas, podem não ser exatas ou corretas e não devem ser tomadas em conta para qualquer ação ou decisão de investimento. As informações oficiais devem ser procuradas junto da empresa e das autoridades competentes.


Publicado

em

,