Oi adia o adiamento com mais um “ovo kinder” – Contas de 2022 novamente adiadas

A Oi não traz dinheiro aos seus acionistas e há outra coisa que ela também não traz: tédio. Tédio é coisa que os acionistas da Oi não passam. Ter ações da Oi é como ter um ovo kinder todo o dia. A diferença é que o ovo kinder é doce e traz uma surpresa boa. No caso da Oi, geralmente, as surpresas são amargas.

Oi é a Certeza da Incerteza

Nada é certo com esta empresa. A divulgação de resultados de 2022, após adiamento, estava certa para o próximo dia 26 de abril. Mas como a única certeza com a Oi é a incerteza, eis que poucos dias antes a companhia divulga um fato relevante (21-4-2023) adiando para 22 de maio de 2023 a já adiada divulgação.

Agora entenda o absurdo. No dia 28 de abril ocorrerá uma assembleia geral para que os acionistas ratifiquem o pedido de recuperação judicial. Segundo a Oi, a recuperação judicial tornou-se necessária pela falta de caixa para fazer frente aos pagamentos de juros e despesas necessárias à operação da empresa, porém, sem a divulgação detalhada das contas, os acionistas terão de votar completamente no escuro porque não conhecem as contas da empresa.

Oi justifica adiamento com argumentos posteriores

Os argumentos da Oi para o adiamento são: “principalmente relacionados ao pedido de recuperação judicial e ao status das negociações em curso com um grupo de credores financeiros da Companhia, que impactam nos trabalhos de elaboração das demonstrações financeiras da Companhia” – conforme o fato relevante divulgado. Esta justificação parece piada. É que as contas são de 2022, porém a justificação para o adiamento está fundamentada em eventos de 2023, porque o pedido de recuperação judicial e o pré-acordo de negociações com credores são eventos já deste ano.

Acionistas votarão RJ sem conhecer contas de 2022

Teremos assim uma assembleia geral para ratificação do pedido de recuperação judicial e também, em maio, a entrega do plano de recuperação pela Oi ao tribunal, sem que as contas de 2022 sejam divulgadas. Portanto, mais uma vez, a gestão da companhia desrespeita os seus acionistas deixando-os, completamente, de mão atadas perante fatos consumados.

Existe uma música com o título “O Golpe Tá Aí, Cai Quem Quer”. Neste caso, como 80% da empresa será entregue aos credores, talvez a melhor forma dos acionistas contornarem o golpe seja virarem credores…

Nota: As informações publicadas são opiniões, interpretações e estimativas, podem não ser exatas ou corretas e não devem ser tomadas em conta para qualquer ação ou decisão de investimento. As informações oficiais devem ser procuradas junto da empresa e das autoridades competentes.


Publicado

em