Briga pelo Controle da Oi: O que pretende Victor Adler?

No próximo dia 6 de março de 2023, a Oi reúne em assembleia geral extraordinária para decidir o futuro do conselho de administração da companhia. Um grupo de acionistas, aparentemente, liderados por Victor Adler, pretende reduzir e destituir o atual conselho. Estes acionistas indicaram uma chapa de membros para concorrer à eleição do Conselho de Administração.

Esta assembleia é resultado de um requerimento dos acionistas “Tempo Capital Principal Fundo de Investimento em Ações, Victor Adler e VIC DTVM S/A”, conforme divulgado pela Oi aos seus acionistas em fato relevante.

A administração da empresa comunicou aos acionistas e ao mercado a sua oposição à destituição do Conselho de Administração referindo o seguinte:

A Oi possui desafios importantes pela frente, como o desenvolvimento e crescimento de seus negócios core, notadamente de sua operação de fibra, líder em acessos em diversos Estados do país, e da oferta de serviços de conectividade e ICT para o mercado B2B através da Oi Soluções; a conclusão de sua transformação organizacional e readequação da sua estrutura de custos; além do equacionamento dos passivos operacionais e regulatórios da concessão de telefonia fixa e suas operações legadas. Além disso, visando garantir a sua sustentabilidade no curto e médio prazo, a Companhia continua executando as etapas necessárias para adequação e otimização de sua estrutura de capital.

Sendo assim, a administração entende que a proposta de destituição do Conselho de Administração não é no melhor interesse da Companhia e de seus acionistas, visto que a continuidade do Processo de Transformação ainda em curso é vital para que sejam atingidos os objetivos da Companhia.

Agradecemos a confiança depositada na Oi e em seus Administradores, reafirmando o propósito da Companhia de continuar atuando dentro de elevados preceitos éticos, com integridade, e praticando os princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Em: Manual de Participação e Proposta da Administração

O documento pode ser acessado aqui.

As intenções de Victor Adler com esta proposta não são conhecidas. Até onde é do nosso conhecimento, não foi divulgado qualquer plano ou estratégia para a companhia. Apenas é do conhecimento público a intenção de destituição e nomeação de novos membros para o Conselho de Administração. A questão fica assim em aberto: O que pretende Victor Adler?

A assembleia deliberará sobre as seguintes matérias:

  1. Reforma do Artigo 22 do Estatuto Social da Companhia, para que o Conselho de Administração passe a ser composto por entre 7 (sete) e 9 (nove) membros titulares;
  2. Destituição do Conselho de Administração da Companhia;
  3. Em caso de aprovação do item (2) acima, a fixação do número de membros do Conselho de Administração em 9 (nove) membros; e
  4. Em caso de aprovação do item (2) acima, a eleição dos membros do Conselho de Administração, com mandato unificado de 2 (dois anos) a partir da eleição.

Nota: As informações publicadas são opiniões, interpretações e estimativas, podem não ser exatas ou corretas e não devem ser tomadas em conta para qualquer ação ou decisão de investimento. As informações oficiais devem ser procuradas junto da empresa e das autoridades competentes.


Publicado

em