Oi Fibra: Crescimento de 50% esperado nos próximos 2 anos

A fibra é a base de toda a estratégia atual da Oi e do seu turnaround. O número de clientes Oi Fibra tem se multiplicado ao longo dos últimos anos e a Oi, partindo do zero, é hoje um dos principais players do setor, com uma das maiores quotas de mercado.

Quantos clientes de fibra tem a Oi?

4,215 Milhões de clientes – é o número reportado pela Anatel referente a novembro de 2022.

Saiba mais sobre os números da Oi Fibra na matéria abaixo:

A evolução nos últimos anos

Em 2020 o crescimento do número de clientes Oi Fibra foi notável. De 2020 para 2021, a Oi mais do que dobrou o número de clientes, passando de 1,1 Milhões para 2,5 Milhões.

Em 2021 o crescimento continuou a um ritmo muito elevado. De 2021 para 2022 o crescimento foi de quase 50% passando largamente os 3,5 Milhões de clientes. A chegada da fibra a muitas cidades e o efeito da pandemia, com a busca de melhores ligações de internet, foram, certamente, um dos motores deste crescimento notável.

O ano de 2022 começou com 3,7 Milhões de casas conectadas. Apesar de uma desaceleração na velocidade de crescimento, por comparação com os dois anos anteriores, a Oi Fibra bateu em 2022 os 4 Milhões de clientes. Até novembro, a taxa de crescimento situou-se em 14% com 4,215 Milhões de casas conectadas.

A tabela abaixo apresenta a evolução do número de clientes de fibra da Oi desde janeiro de 2020 até novembro deste ano.

Evolução Oi Fibra – Fonte: Dados Anatel;
Variação de 11-2022 face a final de 2021.

Em 2022, até novembro, a Oi adicionou mais de meio milhão de clientes à sua base de clientes fibra.

A quota de mercado nacional da Oi em banda larga via fibra, segundo os dados da Anatel, tem se mantido estável em torno de 14%, ou seja, a Oi tem crescido a par do mercado, mas sem ganho de quota do mercado.

Oi Fibra vs Mercado de acesso de banda larga via fibra – Fonte: Dados Anatel; Variação de 11-2022 face a final de 2021.

A quota de mercado apresentada é baseada no número de conexões divulgado pela Anatel. Por este motivo, será diferente da quota com base no valor do mercado apresentado em outras estatísticas. Podendo a Oi ter um perfil de clientes com pacotes de maior velocidade, a quota de mercado apurada por valor poderá ser superior.

Importa ressaltar o fato de a Oi estar apenas recentemente entrando no mercado de São Paulo, o maior mercado e largamente dominado pela VIVO. Sem considerar o estado de SP a quota de mercado da Oi é significativamente superior.

Olhando o número de casas passadas (HP – homes passed) pela V.tal e o número de casas conectadas (HC – homes connected) apresentados pela Oi nos resultados do 3T2022, verificamos que o percentual de take-up (HC/HP) é de 21%, ou seja, em cada 5 casas passadas, 1 contrata o serviço.

Fonte: Apresentação Resultados 3T2022 Oi

O que esperar para 2023 e 2024 ?

Segundo as previsões divulgadas pela empresa, em fato relevante divulgado em 31 de dezembro de 2022 relativo às negociações com credores, para o crescimento da base de clientes de fibra, a expetativa para 2023 é de alcançar 5,5 milhões de clientes e para 2024 atingir 6,6 milhões.

Esta estimativa representa um crescimento superior a 50% relativamente à base de clientes esperada para o fecho de 2022.

Nossa Projeção

Com base na desaceleração do crescimento verificado em 2022 e no desafiante contexto economico, em nossa opinião, o crescimento do número de clientes no último mês do ano deverá seguir a tendência verificada, levando o ano a fechar próximo de 4,260 Milhões de clientes Oi Fibra, ou seja, um crescimento anual de 15%.

Fonte: Dados Anatel / * Valores estimados para dezembro.

Se quisermos fazer uma projeção alternativa e conservadora para o número de clientes Oi Fibra no final de 2023, considerando um crescimento semelhante ao de 2022 chegamos a um número de, aproximadamente, 5 Milhões. Para 2024, considerando um crescimento em torno de 20%, chegamos a um valor próximo de 6 Milhões, conforme tabela abaixo.

Valores estimados.

O contexto economico desafiador para 2023, em termos nacionais e internacionais, pode limitar a expetativa de crescimento em linha com a de 2022, na casa de 15%. Para 2024, na nossa projeção, consideramos uma maior expansão em volta de 20%.

No final dos próximos 2 anos a nossa expetativa é que a Oi Fibra alcance 6 Milhões de clientes. Este número está um pouco abaixo da estimativa apresentada pela empresa mas, como referimos, é bastante conservadora.

Existem fatores que podem influenciar positivamente este crescimento. Por um lado, o acesso de banda larga via fibra é um mercado em forte crescimento – em 2022 terá crescido mais de 15% e esperamos que continue a crescer a bom ritmo -, adicionalmente, importa ainda ressaltar que o governo poderá desenvolver políticas de universalização do acesso à internet que poderão impulsionar estes números, ainda que, com receita média mais reduzida para as operadoras. A expansão da rede de fibra para cidades onde não exista este serviço pode ainda resultar em maiores taxas de take-up.

Como informação complementar, a V.tal anuncia uma expetativa 20 Milhões de casas passadas no final de 2022 e de 34 Milhões até 2025.

Saiba mais sobre a estratégia da V.tal aqui :

https://valor.globo.com/conteudo-de-marca/vtal/noticia/2022/12/19/rede-neutra-de-fibra-optica-acelera-a-expansao-da-conectividade.ghtml


Publicado

em